Como ter uma alimentação mais saudável e produzir melhor?

Assim que despertamos, é importante já investir na boa alimentação para um dia produtivo e com uma boa qualidade de vida.  Por isso, selecionamos dicas do Guia  Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que ajudam sua equipe a se alimentar melhor, confira e divulgue! 

  1. Priorize alimentos minimamente processados e in natura

Os alimentos in natura são as frutas, verduras, legumes, os ovos e as carnes, além dos minimamente processados, como frutas secas e castanhas. Essa é a base ideal para uma alimentação balanceada, saborosa e que promove disposição. Valorizar essa diversidade é o segredo de uma dieta saudável e sustentável. Procure alimentos produzidos localmente, preferencialmente orgânicos.

  1. Modere o consumo de óleo, sal e açúcar

Ao preparar ou temperar refeições, utilize pequenas quantidades de gorduras, óleos, sal e açúcar. O uso moderado contribui na alimentação mais saborosa, sem comprometer a saúde. 

  1. Limite o consumo de alimentos processados

Os alimentos processados alteram a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam: por exemplo, um pepino em conserva não é tão saudável como um vegetal in natura. Consuma apenas em pequenas quantidades. Confira sempre a lista de ingredientes no rótulo. Quanto mais ingredientes, mais processado será. 

  1. Coma com regularidade e atenção

Procure fazer refeições em horários semelhantes todos os dias. Evite beliscar nos intervalos e deixe o local para comer sempre limpo. 

  1. Vá à feira!

As feiras sempre têm ótimas ofertas e alimentos in natura, ricos em nutrientes. Opte por legumes, verduras e frutas cultivados localmente. Encontre quais as feiras próximas da sua casa.

  1. Cozinhe!

Se você tem habilidades culinárias, desenvolva-as e compartilhe com as pessoas. Cozinhar a própria comida é a melhor forma de obter uma alimentação mais saudável, evitando fast food e alimentos industrializados.

  1. Sempre planeje suas compras

Planeje as compras dos alimentos, organize a despensa e defina com antecedência o cardápio da semana. Reavalie como seu tempo tem sido administrado e identifique o papel da alimentação em sua vida.

Gostou das dicas? Compartilhe e torne seu dia a dia mais produtivo, valorizando o bem-estar de todos os colaboradores.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco