Como as metas da empresa podem motivar os colaboradores?

As metas indicam a direção que uma empresa deve tomar para ser bem-sucedida. Para gestores (que as definem), funcionários, clientes e fornecedores, elas devem ser bem claras. Assim, cada um, principalmente cada funcionário, saberá sua responsabilidade dentro da empresa.

As metas devem, portanto, ser detalhadas – a um nível estratégico, tático e operacional. E aos colaboradores, as metas também devem ser fonte de motivação para melhora contínua do desempenho. A seguir, dicas para os gestores definirem metas e, assim, motivarem os colaboradores.

Preparação da equipe

Os funcionários devem entender as metas da empresa de forma simples. Para isso, os gestores devem aplicar uma comunicação objetiva. Além disso, o feedback dos colaboradores é fundamental. Ou seja, os gestores devem saber se todos entenderam as metas e outras informações importantes.

Construção das metas

Se a iniciativa de definir metas para a empresa deve partir do gestor, a construção delas pode ser fruto de um trabalho em equipe. Mais do que uma ajuda, a participação dos colaboradores na construção das metas é uma maneira de fazer com que os funcionários se identifiquem com as metas propostas. Ou seja, as metas não são uma imposição do gestor (ou diretoria), mas uma idealização de todos em prol do futuro da empresa.

Gestor deve liderar

Os funcionários precisam de uma liderança. Então, cabe ao gestor liderar, auxiliando sua equipe no que for preciso. Assim, os funcionários trabalharão mais e melhor e ficarão mais envolvidos com as metas da empresa.

Metas por etapas

As metas não precisam ser um ponto em um distante horizonte. As metas podem ser divididas em etapas. Ou seja, divididas em metas menores com prazos para serem alcançadas e que concretizarão metas maiores. Isso aumenta a motivação da equipe, que vê resultados em seu trabalho.

Quadro de metas

As metas de uma empresa não devem ficar escondidas. Expô-las, por exemplo, em um quadro de avisos pode deixar tudo mais claro para a equipe de colaboradores. Além disso, o uso de recursos tecnológicos, como aplicativos, mensagens e e-mails, facilita a compreensão das próximas metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco