Conheça os temperos naturais que melhoram a qualidade da alimentação

Cuidar da saúde inclui realizar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável. Preparar as próprias refeições no dia a dia é um passo importante para ter mais controle com aquilo que consumimos. Desembalar menos e descascar mais é uma das principais propostas do Guia Alimentar Para a População Brasileira, com o objetivo de reduzir o consumo de alimentos industrializados.

 

Só que isso nem sempre é fácil, né? A rotina de trabalho exaustiva deixa a preocupação com a alimentação em segundo plano, o que é um erro: quando nos alimentamos bem, produzimos melhor. Apostar em temperos que acentuam o sabor dos alimentos preparados em casa pode ser o estímulo que falta no seu cotidiano. Por isso, preparamos uma lista com 5 opções muito saborosas, confira!

 

1 - Açafrão-da-terra: nome popular da cúrcuma. A versão mais barata desse condimento contém 3% da substância que traz vários benefícios à saúde, que são os curcuminoides. É um potente anti-inflamatório, contribuindo no bom trabalho do intestino. A dica é associar com a pimenta do reino para uma explosão de sabor.

 

2 - Pimenta-do-reino: tem poder antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano, fortalecendo o sistema imunológico e potencializando a absorção de outras substâncias pelo organismo. 

 

3 - Páprica: suas propriedades são antioxidantes, auxiliando também na imunidade e ajudando no tratamento de hipertensão e colesterol elevado. Outro benefício é que, quando combinado com a pimenta-do-reino e o açafrão, a páprica funciona como um veículo que facilita a entrada dos temperos anti-inflamatórios no intestino. 

 

Nossa dica é juntar os três, em um pote na proporção de duas medidas de açafrão para uma de pimenta e uma de páprica. Você vai se deliciar e colher diversos benefícios ao organismo.

 

4 - Gengibre e canela: não podem ficar de fora de um cardápio saudável. Além de propriedades anti-inflamatórias, quando combinados, podem auxiliar no combate à resistência da insulina, acelerando também o metabolismo. Esses condimentos são muito versáteis e podem ser usados no preparo de refeições salgadas (caldos), em chás ou salpicados em frutas. 

 

Lembramos que os temperos não fazem milagre, mas são um grande incentivo para você aproveitar uma alimentação mais natural, trazendo uma nova relação com a comida. As refeições vão ficar mais apetitosas, ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios. 

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco