O que saber sobre o ferro

A seguir, confira cinco dicas que você precisa saber sobre o nutriente ferro.

 

VITAMINA C
Se há alimentos e nutrientes que prejudicam, têm os que melhoram a absorção do ferro. Alimentos e nutrientes ricos em vitamina C (suco natural nas refeições e frutas de sobremesa), por exemplo, são fundamentais. Uma dica é usar limão espremido para temperar o prato com saladas de folhas escuras.

PEIXE VERSUS VEGETAL
O peixe é um alimento de carne magra e muito saudável, mas apresenta menor teor de ferro que as folhas verde-escuras e as leguminosas. Por exemplo, 120 gramas de peixe contêm 1,3 mg do nutriente, 100 gramas de leguminosas têm 2,0 mg e duas colheres de sopa de mostarda oferecem 1,5 mg.

SEM CAFÉ PÓS-ALMOÇO
Determinados alimentos e nutrientes específicos diminuem a absorção do ferro pelo organismo. O café, o chá mate, o chá preto, chocolate, refrigerante e mais alimentos ricos em cálcio são exemplos de alimentos que devem ser evitados nas principais refeições diárias, em que acontecem mais ingestões de ferro da dieta. Portanto, evite o café demais do almoço – deixe-o para mais tarde.

ESTÁ NAS VÍSCERAS
Um bom pedaço de picanha é saboroso, porém, os alimentos com maior teor de ferro são vísceras e miúdos. Um bife de fígado médio (100 gramas) possui aproximadamente 10,0 mg de ferro, enquanto que as mesmas quantidades de carne bovina e de frango apresentam, respectivamente, 4,0 mg e 2,0 mg.

MULHERES PRECISAM
As mulheres adultas, entre 19 e 50 anos, precisam de uma maior ingestão de ferro diariamente na comparação com homens da mesma faixa etária. Para as mulheres, a recomendação é um consumo de 18 mg/dia do nutriente, enquanto que os homens precisam de 8 mg/dia. Na gestação, indica-se 27 mg/dia.

 

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco