Guia alimentar completo para a qualidade de vida do colaborador

Como parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o Ministério da Saúde criou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Com o objetivo de orientar os brasileiros sobre escolhas mais saudáveis de alimentos, o guia define inúmeras diretrizes alimentares baseadas em evidências científicas. 

O documento oficial contribui para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação, como câncer, diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares. E ainda demonstra preocupação com relação a deficiências de ferro e vitamina A. Veja alguns objetivos do guia.

– Cereais, tubérculos e raízes: o guia recomenda 6 porções por dia desses alimentos. O objetivo é garantir até 65% da energia total diária da alimentação com o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Uma alimentação rica em carboidratos oferece uma menor quantidade de gorduras e menos açúcar.

• Exemplos: arroz (4 colheres de sopa), batata inglesa (1 unidade) ou mandioca (3 colheres de sopa).

– Frutas, legumes e verduras: o guia recomenda 3 porções por dia desses alimentos, pois ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas relacionadas à alimentação. O consumo de frutas, legumes e verduras também aumentam a resistência contra infecções – são ótimas fontes de minerais e vitaminas.

• Exemplos: maçã (1 unidade), beterraba (3 fatias) ou alface (15 folhas).

– Feijão e alimentos ricos em proteínas: o guia recomenda 1 porção por dia. É necessário consumir feijão, pois, quando combinado com arroz, fornecem uma fonte completa de proteínas para o organismo. O feijão é ainda rico em fibra alimentar, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e outros minerais.

• Exemplos: feijão cozido (1 concha), lentilha (2 colheres de sopa) ou ervilha seca (2 colheres de sopa).

– Leite e derivados, carnes e ovos: o guia recomenda 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes e ovos. Os alimentos de origem animal são nutritivos, mas devem ser consumidos com moderação. Carnes e peixes são fontes de aminoácido. O leite é a principal fonte de cálcio na alimentação.

• Exemplos: leite integral (1 copo de requeijão), carne cozida (4 pedaços pequenos) ou ovo cozido (2 unidades).

Reforçamos que com o benefício da cesta básica, você consegue contemplar diversos grupos de alimentos e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida ao colaborador. Saiba mais aquiacesse o Guia Alimentar na íntegra

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco