SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Qual o seu tipo de líder? Descubra!

As empresas reconhecem a liderança como uma característica de destaque. Hoje, a maioria trabalha em estratégias e iniciativas que possam identificar as lideranças, a fim de que se possa encontrar pessoas capazes de coordenar de forma eficiente e segura. No entanto, existem vários estilos de líder, cada um com habilidades específicas. Por isso, o gestor deve saber diferenciar as qualidades, reconhecendo os perfis e, a partir disso, é possível elaborar ações de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Conheça os principais tipos de líderes e veja o que mais se parece com você e sua equipe!

1- Autoritário

Esse perfil é conhecido como o de chefe. Costuma ser inflexível, individualista e centralizador, preferindo manter certa distância dos funcionários, o que dificulta uma relação de confiança e respeito. O foco é nos resultados; porém, a gestão não é saudável e sustentável, pois não busca diálogo e auxílio da equipe. Felizmente, esse tipo é considerado ultrapassado e ineficiente na maior parte das organizações.

2- Especialista

Líder técnico, que conquista oportunidades por seu conhecimento. Colabora, assim, para o dia a dia da operação e soluciona os problemas facilmente. Contudo, peca ao não ter competências comportamentais essenciais na condução da equipe, como a empatia, o poder de negociação e o equilíbrio emocional.

3- Liberal

Baseia-se na maturidade dos funcionários, deixando a supervisão de lado. Esse líder abre espaço à inovação e ao pensamento crítico. Funciona bem se o gestor conhece profundamente cada integrante do time e percebe comprometimento e capacidade de autogerenciamento. Caso não tenha essas características, o sucesso será comprometido, pois haverá possível negligência.

4- Democrático

Incentiva a participação ativa das pessoas, inclusive durante o processo decisório. Desse modo, a gestão é colaborativa. Porém, é preciso definir alguns papéis para que haja organização. Esse líder traz impactos positivos em relação aos índices de motivação e engajamento dos colaboradores.

5- Carismático

Sempre tem atitudes positivas e otimistas, mostrando entusiasmo, dedicação e humildade. Age com imparcialidade e ética, conquistando a fidelidade de muitos e incentivando os colegas a adotarem a mesma postura.

6- Meritocrático

Insiste na meritocracia, ou seja, acompanha atentamente a performance individual, utilizando metas e indicadores. Quem obtiver melhor desempenho ganha reconhecimento, e os que ficam abaixo das expectativas recebem diretrizes diferenciadas. É um tipo de líder justo, que privilegia os profissionais mais competentes.

7- Motivador

Engaja a equipe aos objetivos da empresa por meio da motivação e integração, focando no desenvolvimento do time e nos resultados visados. É um excelente comunicador, destacando-se em momentos de crise, quando as tensões e a insegurança estão mais fortes.

8- Coach

É, sem dúvidas, o perfil mais competente, uma vez que une liderança a conceitos de coaching. Esse líder apresenta atitudes maduras, que refletem autoconhecimento e metas bem definidas. Lida, também, com diferentes problemas, pressões e conflitos do dia a dia, sabendo explorar as potencialidades de cada colaborador.

Independente do perfil profissional, há alguns comportamentos que podem ser adotados por qualquer líder. Assim, a equipe o enxergará com admiração. Primeiro, invista na transparência e honestidade, dizendo a verdade mesmo que seja difícil. Incentive em vez de comandar: não imponha a autoridade, mas construa um clima organizacional que valoriza ações de treinamento, capacitação e participação. Ademais, é importante liderar através do exemplo, guiando-se pela competência e responsabilidade. Por fim, bons líderes dão feedback constante à equipe e, tanto negativos como positivos, devem funcionar para que o colaborador melhore sua atuação.

 

Please publish modules in offcanvas position.