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Mudanças na alimentação para diabéticos

A pessoa que tem diabetes não precisa renunciar aos alimentos que mais gosta. De acordo com nutricionistas, o ideal é realizar algumas substituições no cardápio para manter a doença controlada. Por exemplo, deve se trocar a farinha branca pela integral, pois suas fibras reduzem a absorção de gordura e controlam a glicemia. Confira outras dicas de mudanças para a alimentação.

 

SUCOS.Os sucos são saudáveis, porém, atingem a cota das três porções de frutas que um diabético deve consumir por dia. Ou seja, um suco de laranja tem glicose suficiente para elevar a glicemia. Portanto, prefira comer a fruta.

AÇÚCAR E MEL. Ambos possuem sacarose, uma vilã dos diabéticos. Então, substitua-os por adoçantes como estévia e sucralose, que pode ser usados em cafés, chás e sucos. No preparo de pães e biscoitos, use versões para forno.

CEREAIS REFINADOS. O ideal é substituir os cereais refinados pelos integrais – cereais integrais retardam a absorção de glicose e facilitam, assim, o controle da glicemia. Para sucos e vitaminas, use farelo de aveia e também linhaça.

INDUSTRIALIZADOS. Eviteos refrigerantes e as guloseimas, pois são ricos em sódio, uma substância que aumenta o risco de hipertensão. Substitua-os por alimentos naturais (frutas e legumes), que são boas fontes de fibras.

SAL. O sal aumenta as chances de uma pessoa desenvolver pressão alta, que é um dos fatores de riscos para o diabetes. Para temperar a comida, use alho e cebola e aposte também em ervas (salsa, orégano, manjericão e alecrim).

 

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