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Emoções no trabalho não são desperdício de tempo

Estimular a equipe a expressar suas opiniões e sentimentos é fundamental nas empresas. Algumas organizações já se reúnem de 15 em 15 dias com cada um dos colaboradores.

Os encontros duram, em média, 30 a 40 minutos e têm o objetivo de entender o que os funcionários estão pensando e quais as expectativas e frustrações. As emoções são bem-vindas ao mundo do trabalho e pode ter certeza: os negócios melhoram quando as pessoas se sentem livres para ser quem são.

A Creditas, uma das principais startups do Brasil, é a segunda mais bem avaliada na área de recursos humanos por seus empregados, tendo uma pontuação alta na plataforma Love Mondays. Quase todos (96%), classificam a empresa como um ótimo lugar de trabalho. Das 300 vagas abertas nos últimos meses, cerca de metade foi preenchida por pessoas indicadas pelos próprios colaboradores da organização.

Aumentar o engajamento dos funcionários é um dos desafios atualmente. Conforme o relatório do Instituto Gallup de 2017, somente 15% dos empregados em 155 países se sentem, de fato, vinculados ao local onde trabalham. É importante motivar e dialogar. São as pessoas que, entusiasmadas, impulsionam a inovação e se esforçam para cumprir metas. Outro levantamento realizado pelo mesmo instituto, denominado “Como o envolvimento dos funcionários impulsiona o crescimento”, com 49 indústrias em 34 países, revelou que os profissionais motivados rendem 25% mais em comparação aos pares desestimulados. Com entusiasmo, há emoção.

A canadense Liane Davey, especializada em psicologia organizacional, desvenda alguns mitos relacionados às emoções no trabalho. O primeiro é o de que o ambiente laboral não é um lugar em que se demonstram emoções. Se você trabalha com seres humanos, já está lidando com sentimentos. Ignorá-los só causa um comportamento passivo-agressivo. Por isso, é preciso ouvir e conversar. Outro mito é o de que dialogar sobre as emoções dos funcionários é desperdício de tempo. Segundo a psicóloga, evitar as questões sentimentais só atrasa sua manifestação. Quando as pessoas não são escutadas, guardam suas frustrações até explodir. Portanto, estabelecer vínculos e dar espaço à equipe é um dos primeiros passos ao sucesso de uma organização.

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