Bom café da manhã ajuda a combater a obesidade

Um bom café da manhã (desjejum) ajuda no combate à obesidade e suas doenças associadas. É a conclusão de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina e da Unidade de Diabetes do Wolfson Medical Center, da Universidade de Tel Aviv (Israel). O estudo foi publicado na revista Obesity.

De acordo com a pesquisa, nosso metabolismo sofre influência do ritmo circadiano do corpo (processo biológico que o corpo segue em um ciclo de 24 horas). Isso significa que a hora do dia em que comemos pode impactar expressivamente na maneira como nosso organismo processa os alimentos.

O estudo contou com a participação de 93 mulheres obesas, que foram aleatoriamente designadas para um dos dois grupos isocalóricos. Cada grupo consumiu uma dieta moderada em carboidratos e moderada em gorduras, totalizando cerca de 1.400 calorias diárias por uma temporada de 12 semanas.

O primeiro grupo consumiu 700 calorias no café da manhã, 500 calorias no almoço e 200 calorias no jantar. Já o segundo grupo consumiu 200 calorias no café da manhã, 500 calorias no almoço e 700 calorias no jantar. O café da manhã do primeiro grupo tinha a mesma comida do jantar do segundo grupo.

Os resultados revelaram que as mulheres do primeiro grupo perderam, em média, 8,07 quilos cada e 3 centímetros de cintura. Enquanto as mulheres do segundo grupo perderam 3,36 quilos e 1,4 centímetros de cintura. Houve também redução significativa nos níveis de glicose, insulina e triglicérides nas mulheres do primeiro grupo, além de níveis significativamente baixos do hormônio que regula a fome, o que sugere maior saciedade ao longo do dia.

Com os níveis de glicose, insulina e triglicérides reduzidos, as mulheres do primeiro grupo apresentam menor risco de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, além de problemas cardiovasculares. Para os pesquisadores, comer na frente de um computador ou de uma televisão, sobretudo em horários noturnos, é um importante contribuinte para o aumento da obesidade. O café da manhã é essencial para quem quer emagrecer e se manter saudável.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco