Dicas de alimentação para melhorar o bem-estar dos colaboradores
Assim que despertamos, é importante já investir na boa alimentação para um dia produtivo e com uma boa qualidade de vida. Por isso, selecionamos dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que ajudam sua equipe a se alimentar melhor, confira e divulgue!
1. Priorize alimentos minimamente processados e in natura
Os alimentos in natura são as frutas, verduras, legumes, os ovos e as carnes, além dos minimamente processados, como frutas secas e castanhas. Essa é a base ideal para uma alimentação balanceada, saborosa e que promove disposição. Valorizar essa diversidade é o segredo de uma dieta saudável e sustentável. Procure alimentos produzidos localmente, preferencialmente orgânicos.
2. Modere o consumo de óleo, sal e açúcar
Ao preparar ou temperar refeições, utilize pequenas quantidades de gorduras, óleos, sal e açúcar. O uso moderado contribui na alimentação mais saborosa, sem comprometer a saúde.
3. Limite o consumo de alimentos processados
Os alimentos processados alteram a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam: por exemplo, um pepino em conserva não é tão saudável como um vegetal in natura. Consuma apenas em pequenas quantidades. Confira sempre a lista de ingredientes no rótulo. Quanto mais ingredientes, mais processado será.
4. Coma com regularidade e atenção
Procure fazer refeições em horários semelhantes todos os dias. Evite beliscar nos intervalos e deixe o local para comer sempre limpo.
5. Vá à feira!
As feiras sempre têm ótimas ofertas e alimentos in natura, ricos em nutrientes. Opte por legumes, verduras e frutas cultivados localmente. Encontre quais as feiras próximas da sua casa.
6. Cozinhe!
Se você tem habilidades culinárias, desenvolva-as e compartilhe com as pessoas. Cozinhar a própria comida é a melhor forma de obter uma alimentação mais saudável, evitando fast food e alimentos industrializados.
7. Sempre planeje suas compras
Planeje as compras dos alimentos, organize a despensa e defina com antecedência o cardápio da semana. Reavalie como seu tempo tem sido administrado e identifique o papel da alimentação em sua vida.
Gostou das dicas? Compartilhe e torne seu dia a dia mais produtivo, valorizando o bem-estar de todos os colaboradores.