Como ter colaboradores mais proativos? Cesta básica pode ser o pontapé inicial
Não importa a idade em que a pessoa esteja. Criança, adolescente, adulto ou idoso, todos exigem atenção. De acordo com o pensamento de William James, considerado um dos pais da psicologia moderna, “o princípio mais profundo na natureza humana é o desejo de ser apreciado”.
Um sentimento que se estende à vida profissional, pois não nos basta saber que desempenhamos nosso papel de forma correta e exemplar. Precisamos de confirmação; ouvir de alguém que nosso trabalho está sendo realizado correta e exemplarmente.
Em outras palavras, os funcionários desejam o reconhecimento da empresa. A motivação necessária para que se tornem proativos – que vistam a “camisa” da empresa. Assim, deixam de ser somente mais um funcionário para se tornarem um dedicado e importante colaborador. Para isso, o bom ambiente de trabalho é fundamental para que não se caia na rotina. O funcionário deve se sentir feliz ao chegar ao trabalho. O bom ambiente de trabalho é aquele que dá prazer em trabalhar. Esse é apenas um fator que poderá fazer a diferença.
Outro é estimular o funcionário, já como colaborador, a buscar mais e melhores resultados na sua função. Isso só é possível quando uma empresa reconhece a dedicação do seu funcionário. O primeiro passo é simples: um “obrigado” já é um estímulo. Aliado a isso, é essencial incentivar o trabalho em equipe; com os funcionários se confraternizando cria-se um elo que, possivelmente, dará bons frutos – lembre-se do bom ambiente de trabalho citado anteriormente. Portanto, a empresa deve buscar a integração entre todos os setores.
Mas fora do ambiente de trabalho, o reconhecimento passa pela valorização de todo o funcionário. Uma valorização que não precisa ser expressa somente no salário e benefícios comuns (vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde). A cesta básica, por exemplo, é um bom benefício e estímulo aos funcionários, pois garante ao trabalhador e à família uma boa alimentação ao longo do mês. Além disso, a empresa ganha mais comprometimento dos seus funcionários – agora, definitivamente, mais que isso: são todos colaboradores.
Esses incentivos devem ser considerados não somente para os momentos de sucesso, mas também de resultados insatisfatórios: simplesmente, um voto de confiança ao trabalho. Geralmente, os resultados melhoram e são sentidos na relação direta com os clientes. Isso porque um funcionário prestigiado tende a prestigiar o cliente, oferecendo um ótimo atendimento. E um cliente prestigiado, normalmente, é sinônimo de “bons negócios” – e isso é o que toda a empresa busca no mercado. Diferencie-se, então: tenha colaboradores.