

Liderança, o clima organizacional não é função apenas do RH!
A vida de uma organização são as pessoas. Um empreendimento demanda da capacidade de desenvolver estratégias, de implementá-las, de criar novos produtos, de gerar mudanças e de melhorar processos. Por conta disso, o setor de Recursos Humanos das empresas tem sofrido grandes pressões para que se consiga fazer com que as pessoas contratadas sejam competentes é alinhadas à cultura.
No entanto, ao deixarmos toda esta carga de responsabilidade apenas nas mãos do setor de RH , reduzimos o exercício da liderança dos gestores da organização. É dever de cada gestor cuidar de sua equipe, conhecendo-a, entendendo-a, avaliando-a e desenvolvendo-a. É dessa forma que o gestor se transforma na figura do líder.
QUANDO O GESTOR VIRA LÍDER
- Consegue sanar problemas e conflitos de relacionamento interpessoal dentro da equipe
- Alinha a equipe à estratégia organizacional
- Promove o feedback individual, construtivo e direciona para a meta
- Identifica necessidades de treinamentos pontuais é direcionados
O RH sozinho não consegue conhecer, observar e cuidar detalhadamente de cada um dos funcionários da empresa. Obviamente, o RH (GP) continuará com as suas mesmas funções e responsabilidades. No entanto, contará com apoio daqueles que conhecem profundamente cada membro da equipe e que estão presentes diariamente trabalhando e buscando objetivos comuns juntos: os gestores.