
Confiança: o ingrediente que não pode faltar no negócio
Qualquer empresa que se preze precisa atuar com confiança. É um ingrediente indispensável em qualquer negócio, tanto em relação aos funcionários, como clientes e fornecedores. Perder a confiança deles é ganhar problemas.
Sinceridade
Esconder a verdade, agir sem honestidade é um caminho perigoso para os negócios. Não finja ou manipule para evitar que os problemas sejam percebidos. Falsa sensação de confiança pode abalar as bases do negócio.
Reconhecer erros
Ninguém é perfeito. Os erros acontecem. Nesses casos, o melhor a fazer é reconhecer o engano e ser proativo, buscando meios de corrigir a falha e evitar que se repita.
Informação
A informação em uma empresa deve circular. Dúvidas devem ser eliminadas. A comunicação precisa ser transparente, aberta e, se for possível antecipar os questionamentos, melhor ainda.
Monitoramento constante
Não basta apenas acompanhar a linha de produção, é preciso ter atenção com outros aspectos em um negócio. Monitore o ambiente, o relacionamento das pessoas, acompanhe o desempenho de funcionários e satisfação de clientes e fornecedores. Esteja sempre atento às reações quando surgir algum problema para evitar que aconteça novamente, mas também para entender como as pessoas reagem e quem maior ou menor capacidade de ajudar com soluções. Tudo isso vai se refletir na confiança entre gestores e subordinados e no resultado final da empresa.


