SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Você tem as características de um líder?

Antes de mais nada, você sabe quais são as características de um líder? Vamos a elas para que você consiga responder à pergunta do título: competência, comunicação, exemplo, habilidade para lidar com pessoas, iniciativa, resiliência, trabalho em equipe e visão.

Liderança – começando com o óbvio, saber liderar pode ser algo natural ou uma competência a ser adquirida com dedicação e empenho. Mas nem todo mundo quer ou consegue ser líder. Liderar é saber a hora de delegar e de executar, quando agir e quando esperar, é motivar a equipe, entre outras coisas.

Competência – é também uma característica óbvia, mas não custa lembrar. Além disso, ser competente não significa saber tudo. Um líder está sempre buscando ser melhor.

Comunicação – sob todos os aspectos, um líder precisa saber se comunicar, seja com sua equipe, seja com clientes ou fornecedores.

Exemplo – não são apenas as crianças que aprendem olhando o exemplo dos pais, funcionários também se espelham em seus líderes, e se o líder não tem o comportamento adequado, não dá para criticar a equipe que repete as atitudes. Orientar que todos economizem luz, por exemplo, e não fazer o mesmo, é pedir para não ser respeitado como líder.

Habilidade para lidar com pessoas – não existe liderança que possa dispensar o contato com os membros da equipe. Saber ouvir, trocar informações, aconselhar e calar em determinados momentos não é uma tarefa simples, mas necessária.

Iniciativa – ter iniciativa e reagir com rapidez são comportamentos característicos de um bom líder, porque obstáculos sempre surgem e se isso impedir os avanços, nenhum planejamento se sustentará, comprometendo os resultados esperados.

Resiliência – falando em obstáculos, há ocasiões em que problemas surgirão dando a impressão de que as ações planejadas não serão concretizadas ou até darão errado. É preciso saber superar as adversidades e se reinventar.

Trabalho em equipe – liderar significa gerenciar pessoas e conflitos, vaidades, diferenças. Significa saber harmonizar pessoas que pensam de forma diferente e canalizar seus esforços para um objetivo comum.

Visão – se o líder não enxerga o caminho, como saberá para onde ir e levar seus liderados? Se a empresa tem uma missão (e sempre deve ter), cabe ao líder convergir esforços para cumpri-la visando o resultado almejado.

Please publish modules in offcanvas position.