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Você sabe gerenciar conflitos no trabalho?

Em qualquer organização, conflitos surgirão. Nem sempre são negativos: existem situações em que boas soluções são encontradas, gerando benefícios à empresa. Entretanto, há casos que provocam consequências negativas. Os gestores precisam saber diferenciar as situações de conflito, buscando resolver o problema e, se possível, reverter o quadro para que seja vantajoso à equipe, incentivando-a o quanto antes.

Devem estar sempre presentes como mediadores, evitando que uma pequena discussão se transforme em uma crise.

O diálogo entre as partes envolvidas é essencial, por isso invista em uma conversa construtiva e fale claramente o que está acontecendo. Lembre-se da importância de escutar todos os pontos de vista. O gestor deve participar da conversa, auxiliando para que o foco seja mantido. Conflitos exigem atenção: é impossível se concentrar na reunião e, ao mesmo tempo, ficar no Whatsapp. Prestar atenção no que cada um tem a dizer é fundamental no gerenciamento de um conflito.

Posicione-se e opine quando for a sua vez. Após escutar os argumentos e interpretações de todos, o gestor deve procurar pontos em comum. Assim, conecta as pessoas que, juntas, podem pensar em soluções. Se isso não for possível, o gestor precisa apresentar suas próprias ideias de como gerenciar a crise, orientando os funcionários.

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