SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Produtividade: você está seguindo o caminho certo?

            Ser produtivo é um desafio. Acreditamos que para conquistar esse objetivo é preciso dedicar o máximo de tempo possível ao trabalho, conciliando diversas funções em um período de tempo relativamente curto. A busca incansável pela produtividade desenvolve, entretanto, o oposto: hábitos que mais prejudicam do que ajudam. Assim, há algumas práticas que podem estar diminuindo a sua produtividade. Enumeramos 12 que são muito recorrentes, confira!

 

1- Multitarefa: fazer diversas tarefas elimina a sua produtividade. Ninguém consegue, de fato, conciliar funções diferentes e executá-las com total propriedade. O foco é perdido quando tentamos fazer várias coisas simultaneamente. Prefira ordenar prioridades e realizar uma de cada vez.

2- Trabalhar pela caixa de entrada: passar o dia todo acompanhando o e-mail e fazendo tudo o que for solicitado por ali, seja responder ou encaminhar, consome tempo e esforço, tirando espaço para demandas mais importantes. 

3- Não delegar: delegar e terceirizar atividades não essenciais libera tempo. Caso não haja alguém que possa executar a tarefa, pense em automatizar.

4- Não dizer não: saber dizer não é um processo longo, mas fundamental se você quer empreender e produzir. Pense se aquilo realmente vai te ajudar em seus objetivos antes de aceitar.

5- Não medir o desempenho: tenha métricas para acompanhar a sua produtividade. Meça quando você produz mais e quais assuntos consomem mais tempo. Determine o retorno que o seu tempo está gerando e verifique se o seu trabalho está próximo de suas metas.

6- Trabalhar sem pausas: intercale as horas de trabalho com descanso. Pause 15 a 30 minutos durante o dia e refresque sua mente, reduzindo o estresse e melhorando a produtividade.

7- Não estabelecer uma rotina: as rotinas nos possibilitam aprimorar o desempenho. Elabore uma lista de que atividades devem ser feitas antes. Dessa forma, há mais organização e a produtividade pode aumentar.

8- Super “to-do” lists: essas listas são uma estratégia de organização; contudo, há chance de virarem uma armadilha. Enumerar quatro ou cinco tarefas importantes é uma boa opção, mas cuide para não enumerar mais atividades do que isso. Planeje conscientemente, em ordem de prioridade e riscando cada item à medida que for concluído.

9- Ser superconectado: estar sempre conectado virou um vício e, se não há uma administração adequada do tempo gasto nas redes, a distração reduz a capacidade de produzir e executar as tarefas.

10- Vício em notícias: ver notícias a todo instante é um hábito que pode ser nocivo à produtividade. Priorize a revisão dos planos de negócio de sua empresa, por exemplo, em vez de atualizar os portais de notícia.

11- Indecisão: a “paralisia analítica” acontece quando ficamos analisando algo e não agimos. É bastante comum e faz com que haja grande perda de tempo, em que a indecisão atrasa a produtividade.

12- Reinventar a roda:  inovação é importante, mas isso não significa que tudo deve ser novo. Criar novos métodos de análise de resultado e investir em reuniões a cada 3 horas não vão ajudar na obtenção de bons resultados.

 

O que você tem feito que interfere na produtividade? 

 

Please publish modules in offcanvas position.