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Entenda qual o papel do líder com 7 dicas que explicam a função

Nem todas as pessoas têm o perfil de líder. Muitas empresas buscam funcionários que possam exercer esse papel, pois é imprescindível na resolução de conflitos. Afinal, o que é a liderança? Você encontra a resposta com 7 fatos que ajudam a entender, confira! 

1- “Quando as pessoas precisam lidar com perigos dentro da própria empresa, a organização se torna menos capaz de enfrentar os perigos de fora”. A frase é de Simon Sinek e reflete os problemas internos aos quais as empresas estão suscetíveis. Quando existe medo, intrigas, fofocas e inimizades, a derrota no mercado é praticamente certa. Por isso, o líder é essencial, já que contribui na criação de um ambiente de confiança mútua, de trabalho em equipe e de união na conquista dos objetivos comuns. Assim, forma-se um círculo de segurança.

2- A liderança é a responsabilidade para fazer mais: em geral, confunde-se com controle e poder, mas isso é um erro. Ser líder é fazer com que cada membro da equipe dê o seu melhor. É desenvolver e aprimorar a disciplina, a organização e a automotivação, lembrando sempre que o sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã. Liderar é o oposto de ficar na zona de conforto.

3- Líderes não criam seguidores, mas novos líderes. Encaminhar a sucessão deve ser uma prioridade. O bom líder compartilha tudo que sabe, sem que se sinta ameaçado por trabalhar com pessoas inteligentes e talentosas. A empresa não pode se tornar dependente dele.

4- A visão do líder em relação ao direcionamento futuro é um aspecto muito importante, transmitindo segurança aos colegas para que as metas sejam cumpridas. As ideias devem, portanto, ser compartilhadas e comunicadas claramente e executadas com sucesso.

5- A liderança é algo que pode ser desenvolvido e incentivado, sendo construída a partir das experiências profissionais. É pessoal e não pode ser transferida, mas é errado acreditar que os líderes nascem com essa característica.

6-  Um líder de verdade, quando realiza seus objetivos, sabe reconhecer que não fez isso sozinho, parabenizando os esforços individuais e coletivos da equipe. Quando não consegue realizá-los, protege os demais e assume a culpa pelos erros.

7-  “Liderança não tem nada a ver com personalidade, posses ou carisma, mas tem tudo a ver com o que você é como pessoa”. A fala de James C. Hunter reflete um dos principais ensinamentos aos líderes: a humildade, a bondade, a paciência, o respeito, o pedrão, a honestidade e o compromisso são atributos que o líder deve adotar.  

Agora que você já sabe como exercer a liderança com propriedade, tente se guiar a partir dessas dicas e veja a diferença no dia a dia de sua empresa!

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