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Má alimentação pode causar cansaço e sono

Geralmente, as pessoas associam cansaço e sono frequentes com o excesso de trabalho e demais atividades diárias. Porém, a alimentação pode contribuir muito para que estes sintomas surjam e prejudiquem, justamente, a realização das tarefas do dia a dia. No caso, a má alimentação contribui para isso.

 

Há nutrientes que, em função da demora para serem digeridos, induzem nosso corpo a um maior gasto calórico. Em decorrência disso, é normal que sintamos cansaço após a ingestão de alimentos com açúcares ou gorduras. Ao contrário da crença de muitos, o açúcar não contribuiu para uma elevação da energia, a não ser uma melhora momentânea em nossa disposição.

De acordo com nutricionistas, os doces elevam a glicemia muito rapidamente e podem oferecer maior disposição. Porém, o efeito passa também rápido, sendo a sensação de energia substituída pelo cansaço – o processo ocorre porque os níveis de glicose no sangue diminuem depois da liberação de insulina.

Para evitar que isso ocorra e, consequentemente, tenhamos mais disposição e menos cansaço e sono, é necessário deixar de consumir alimentos pobres em nutrientes benéficos ao organismo. Então, corte carne vermelha gorda, frituras e gorduras saturadas – alimentos de difícil digestão, que necessitam que nosso corpo gaste muita energia para que sejam metabolizados.

A recomendação é optar por frutas, verduras e alimentos mais leves para que o organismo fique em pleno funcionamento, combatendo o cansaço e o sono. Em dias de calor, quando perdemos muito líquido, o consumo destes alimentos deve ser redobrado. Afinal, o gasto de energia será mais significativo.

MAIS DICAS

– O café da manhã deve ser balanceado. É esta a refeição que irá repor todos os nutrientes gastos pelo organismo no sono e ajudará na disposição.

– As refeições devem ser realizadas com horários regrados. Além disso, coma em pequenas porções para que tenha energia no corpo durante o dia.

– Frutas e frescas e vegetais possuem vitaminas que evitam o estresse. E os alimentos ricos em vitamina C combatem o cansaço físico e o mental.

– Evite alimentos industrializados. Ricos em conservantes, gorduras e sal, tais alimentos dificultam e muito o processo digestivo do nosso organismo.

– Opte por alimentos com baixo teor de carboidratos, como carnes magras ou produtos lácteos desnatados. Consuma complexo B: evita o cansaço.

 

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