SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Ficar pensando em uma situação estressante antes de ela acontecer diminui sua capacidade cognitiva

Todos temos aqueles dias que acordamos e ficamos pensando na situação estressante que teremos que enfrentar mais tarde. Pode ser uma reunião chata, um problema no trabalho, uma situação judicial ou uma discussão de relacionamento com o parceiro.

Estudos afirmam que ficar pensando nessas situações antes de elas acontecerem acaba piorando tudo, deixando você ainda mais estressado e com muito menos disposição e capacidade de enfrentar a rotina, podendo prejudicar inclusive a sua saúde.

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) acompanhou a rotina de 240 pessoas adultas e chegou à conclusão que os indivíduos que de fato acordavam pensando no estresse que passariam ao longo do dia acabavam por prejudicar a sua memória de trabalho (a função cognitiva responsável por reter informações, mesmo quando a pessoa está distraída).

Os voluntários recrutados para a pesquisa eram de perfis étnicos e socioeconômicos variados. A pesquisa era realizada através de respostas diárias em um aplicativo de smartphone, onde os participantes seguiam a seguinte rotina:

- Pela manhã responder se esperavam um dia estressante

-Cinco vezes ao dia, atualizar o aplicativo sobre o nível de estresse

-Pela noite, dizer como encarou o dia

-Completar uma tarefa, em cinco momentos diferentes do dia, para medir a memória de trabalho

Ao analisar os resultados desses testes, os pesquisadores concluíram que o processo de estresse começa bem antes das situações estressantes. Os danos aconteciam pelo simples ato de ficar pensando no estresse antes dele acontecer, prejudicando a memória dos voluntários mesmo que nada de mais intenso acontecesse até os momentos finais do dia.

Os pesquisadores ainda afirmaram que pretendem aprofundar as conclusões, criando sensores vestíveis para coletar informações mais aprofundadas sobre os efeitos do estresse nos voluntários.

Please publish modules in offcanvas position.