SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Empreendedores são exemplos quando o assunto é flexibilidade

É normal que gestores e colaboradores fiquem abatidos quando o país vive uma crise econômica. Mas quem tem alma de empreendedor costuma superar esses momentos com mais facilidade.

A palavra-chave neste caso é flexibilidade, uma característica da maioria dos empreendedores, principalmente dos pequenos, que, desde sempre, aprenderam a se adaptar, a jogar nas 11 posições, a superar obstáculos e desafios. Entretanto, dependendo do tamanho da empresa, isso pode ser uma tarefa mais difícil. Embora não seja uma regra, quanto maior e mais complexa a empresa, menor sua flexibilidade.

E quando uma empresa adota uma postura flexível para enfrentar as dificuldades, muitas vezes, os colaboradores acabam criando resistência às mudanças. Entretanto, em momentos de crise, é preciso superar essa resistência e fazer ajustes necessários como ser mais rigoroso em relação aos custos. Isso não significa fazer cortes, demitir, mas analisar a fundo se todas as despesas são mesmo necessárias. Cortar custos, mas não investimentos, pois isso pode piorar a situação.

Gestores devem ficar atentos aos movimentos do mercado e buscar informações que auxiliem nas mudanças do plano de negócios que se tornem necessárias para superar o momento de adversidade. O importante é resiliência e ações planejadas para não deixar a empresa sofrer mais do que deve durante a época de problemas na economia.

Please publish modules in offcanvas position.