SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

Diversidade é lembrada, mas não praticada

A diversidade é exaltada pela maioria das empresas e seus gestores. Mas isso não significa que ela aconteça na prática. Uma equipe diversificada tende a agregar maior valor ao negócio, pois o público-alvo é muito variado e precisa ter quem o entenda ou se pareça com ele para que a criação de produtos, por exemplo, seja mais focada.

Mas ainda existe preconceito em contratar colaboradores diferentes. Prova disso está em uma pesquisa realizada com 11 das 20 maiores empresas do país pela consultoria brasileira 4CO. Foram entrevistados gestores e funcionários e o que se apurou foi que o tema é amplo e complexo para as empresas. Além de exigir grandes transformações em processos tradicionais para que a diversidade seja uma prática, envolvendo questões de gênero, orientação sexual, religião, cor e pessoas com deficiência.

Segundo Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, sócios da 4CO, a diversidade é apenas modismo para a maioria das organizações.

Nos Estados Unidos, um estudo mostrou que as empresas nem querem divulgar se estão tendo sucesso ou não em implantar a diversidade. O levantamento de informações apurou que somente 45% das organizações revelam o gênero de diretores, e em torno de 40% divulgam a raça ou etnia.

O cenário mostra que as empresas ainda estão engatinhando em promover a diversidade.

Please publish modules in offcanvas position.