SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

6 Dicas para melhorar a produtividade da empresa

Toda empresa existe para produzir resultados positivos e crescer. Mas isso está atrelado à gestão eficiente e uma equipe motivada. Para cada empresa, potencializar a produtividade passa por ações específicas, mas existem dicas que são genéricas, pois independem do tipo de negócio. Confira:

1- Metas

Sem metas, sem direção. Uma empresa precisa ter metas definidas para saber qual o destino. É preciso definir indicadores de acompanhamento e estabelecer a frequência do monitoramento das metas. Quanto mais claras forem as metas, melhor, pois a produtividade tende a ser maior.

2- Planejamento

O imediatismo brasileiro pode ser bom em determinados momentos, mas é preciso criar a cultura do planejamento. Em uma empresa, a pressa pode ser o maior inimigo da produtividade. Executar requer um plano de ação, levantamento de riscos, avaliações de cenários, dentre outros.

3- Organização e prioridades

Sem a junção dessas duas práticas, fica difícil ou impossível atingir metas e, consequentemente, melhorar a produtividade. Depois de planejar, é preciso organizar as ações de acordo com as prioridades. Assim, se um funcionário ou equipe estiver sobrecarregado, ficará mais fácil mostrar ao gestor e negociar alterações de cronogramas, por exemplo, para que prazos sejam cumpridos.

4- Disciplina

Vinculada à organização, a disciplina vai ajudar no cumprimento da agenda em relação a horários e lista de tarefas. Sem disciplina, todo trabalho pode ir por água abaixo.

5- Não empurrar com a barriga

Procrastinar é um cupim em qualquer empresa. Deixar para depois o que dá para fazer hoje é uma armadilha em que muitos caem. Jamais adie uma tarefa sem motivo. Isso pode virar uma bola de neve. As interrupções também são um veneno. Não é fácil deixar de acessar redes sociais ou ficar verificando a caixa de e-mails. Mas se precisa fazer um relatório, por exemplo, estabeleça prazo e horário para isso e desconecte-se para não se deixar distrair.

6- Aprimoramento profissional

Aprender sempre. Ninguém sabe tudo, por isso, o aprendizado deve ser contínuo. Cursos e workshops ajudam a melhorar a produtividade. A cada dia surgem novos conhecimentos, técnicas, informações importantes. Tanto a empresa como os colaboradores devem ter foco em buscar novos conhecimentos de forma contínua.

Please publish modules in offcanvas position.