SOLICITE SEU ORÇAMENTO

(51) 3462-0002

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

SOLICITE SEU ORÇAMENTO


(51) 3462-0002

6 dicas para engajar os colaboradores

Engajar a equipe é um desafio para todas as empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte. A satisfação dos colaboradores é inerente à produtividade, impactando nos resultados da organização.

O home office impôs novas dinâmicas, exigindo um esforço ainda maior para manter a motivação. As empresas precisam contar com a tecnologia, perguntando-se: como posso realizar reuniões online e conquistar uma comunicação eficaz? Temos 6 dicas que ajudam nessa missão:
1. Elabore um plano de contingência emergencial. Na prática, você deve estruturar um plano capaz de explicar todas as dúvidas que possam aparecer em momentos de crise. É como um manual de sobrevivência do colaborador. Deve contemplar todas as ações necessárias no curto, médio e longo prazo.
O objetivo é trazer informações claras, transparentes e que possibilitem mais segurança e agilidade. Atualizar os funcionários é importante para diminuir a ansiedade neste novo cenário, promovendo um senso de pertencimento e engajamento.
2. Alinhe as atividades com reuniões periódicas
Reuniões online de alinhamento são essenciais para que as equipes não fiquem perdidas. A frequência depende de cada área, podendos ser semanal ou até mesmo diária. Cabe ao líder verificar o ritmo da entrega, otimizando o tempo. A equipe sempre deve ter clareza das prioridades e o que está sendo feito. Também é recomendado que a reunião de alinhamento seja feita em casos de demandas urgentes, ainda que fora do horário combinado. Evite o acúmulo de demandas e mantenha as decisões em equipe. Com a distância, as informações precisam ser desburocratizadas.
3. Potencialize o método 1:1 - a técnica one-on-one ou “cara a cara” é adotada em reuniões entre gestor e liderado para discutir projetos (em andamento ou futuros), feedbacks e outras questões que possam ser interessantes. Potencializar essas reuniões é importante para que o gestor esteja mais perto e possa dar um suporte assertivo de forma individualizada, mantendo todos em sincronia.
4. Centralize a comunicação online. O ideal é manter os canais oficiais, delimitando quais serão usados para que não haja ruídos. Invista em uma ferramenta que possibilite um chat exclusivo entre gestores e colaboradores.
5. Mantenha a cultura organizacional presente mesmo à distância. Tente levar ao ambiente virtual todas as ações e eventos que eram realizados presencialmente. Se a empresa tem um dia de happy hour, por exemplo, tente manter pelo home office. Inovar é a palavra de ordem.

6. Promova eventos que ajudam a descontrair. Os encontros fora do ambiente corporativo aumentam o engajamento, por isso tenha criatividade na hora de elaborar uma roda de bate-papo online. Quem sabe aulas de yoga ou exercícios em vídeo?

Antes de executar uma ideia, analise quais se adequam ao perfil dos colaboradores. Não hesite em perguntar o que eles preferem e precisam, seja em conversas informais ou formulários online. Engajar a equipe é sempre um desafio, mas faz toda a diferença para resultados satisfatórios.

Please publish modules in offcanvas position.