5 livros sobre liderança para crescer no trabalho e se destacar

Se você estuda lideranças ou deseja ampliar seu conhecimento sobre o tema, é hora de conferir a lista preparada por nós para se aprofundar no assunto. Pode ser difícil encontrar o ponto de partida, por isso selecionamos 5 livros que ajudam a conquistar esse objetivo!

1.Primeiro os Colaboradores, Depois os Clientes: Virando a Gestão de Cabeça para Baixo - Vineet Nayar

Nesta obra, o executivo de negócios de tecnologia Vincent Nayar comenta a inversão da pirâmide organizacional, a fim de que toda a empresa trabalhe em função de quem está mais próximo ao que ele chamou de “Zona de Valor” - onde estão os clientes. Na prática, a pirâmide fica assim:

 

  1. Clientes (zona de valor);
  2. Colaboradores de linha de frente;
  3. Supervisores;
  4. Gerentes;
  5. Vice-presidente e presidente.

 

O livro discute sobre a diferença entre o que é ser líder e chefe, ao apostar em uma metodologia que capacita os colaboradores para terem autonomia na hora de resolver conflitos e demandas de clientes. Segundo Nayar, os clientes formam uma imagem da empresa a partir do contato com o atendimento, portanto, esses colaboradores precisam ser articulados. 

 

2. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar - Sheryl Sandberg

Dedicada a apoiar o empreendedorismo feminino, a autora desta obra é a atual chefe de operações do Facebook e ex vice-presidente de vendas da Google. Sheryl convida para um debate sobre a necessidade de haver maior presença feminina no mundo do trabalho, relatando estatísticas e a sua própria experiência, O objetivo é reforçar questões sobre igualdade de gênero e incentivar as mulheres a lutarem por representatividade e mudanças no mundo corporativo. 

 

3. A Lógica do Cisne Negro - Nassim Taleb

Nesta obra, o analista de riscos, matemático, estatístico e trader Nassim Taleb faz uma comparação interessante sobre eventos improváveis, mas capazes de transformar os cenários de vida e do mundo a partir da lógica do Cisne Negro.  O autor discute as dificuldades de as pessoas enfrentarem o desconhecido, quando as principais evidências que elas têm são fruto da observação. 

 

4.Grande Magia: Vida Criativa sem Medo - Elizabeth Gilbert 

Neste livro, a ensaísta, memorialista e romancista discute o processo criativo a partir de ensinamentos que transmitem diversão e leveza. Trata-se de um relato da autora que compartilha seu processo criativo e as dificuldades, além de dar dicas de como sobreviver às críticas e se manter no foco de seus objetivos. 

 

5. Viver sem Crise - Olga Curado

Olga Curado é uma grande jornalista brasileira e coach de imagem, comunicação e crise. Neste livro, ela traz 10 passos essenciais para uma vida equilibrada. Os pontos ensinam líderes, personalidades e pessoas comuns a evitar dificuldades e saias-justas. É um ensinamento de como ter inteligência emocional.

 

Se você deseja ser um líder do futuro, comece a ter novas aprendizagens. Qual leitura vai ser a primeira? Conte para nós!

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco