Líderes constroem segurança psicológica para toda a equipe

Ambientes positivos, que inspiram confiança, são um dos segredos para uma equipe engajada e criativa. A ideia parece óbvia, mas a prática é bem diferente: o dia a dia das empresas está mais longe do que perto de proporcionar segurança psicológica às equipes. 

 

É o que comprova uma pesquisa realizada pela McKinsey: promover um ambiente de trabalho mais positivo ainda é prática da minoria dos líderes. Mas, quando acontece, os resultados podem melhorar e muito a produtividade e satisfação. A segurança psicológica surge quando se tem confiança para expressar opiniões, apresentar contrapontos, inovar e também errar. Esse conceito foi criado na Universidade de Harvard, a fim de estudar o impacto da confiança no trabalho. 

 

Quando existe um ambiente de confiança, as pessoas conseguem ter mais autonomia e coragem para se posicionarem e cooperarem. A pandemia reforçou a importância disso, porque com o trabalho remoto, líderes precisam confiar que a equipe está realmente trabalhando. A pesquisa da McKinsey revelou que apenas 43% das pessoas entrevistadas relataram haver um clima positivo em suas equipes. Outros números exibidos evidenciam mudanças intensas devido ao contexto atual. Para conseguir isso, os participantes argumentam que o fator mais importante para a segurança psicológica é o clima positivo, que promove voz ativa e autoconfiança no desempenho das funções. 

 

É como um pré-requisito para uma performance adaptativa e inovadora.Os benefícios que podem ser conquistados incluem a maior cooperação, o engajamento na conquista de resultados, a melhora da produtividade e ideias mais únicas. A liderança é o principal ponto para amarrar tudo isso. É importante que os gestores sejam o exemplo que querem ver. Quando um líder mostra que sabe lidar com outras opiniões, também deixa claro que todos os colaboradores devem se sentir abertos. Essa postura desenha todas as outras relações. 

 

A partir dos dados levantados, a McKinsey aponta 3 caminhos práticos para promover a segurança psicológica: 

 

  1. Desenvolver lideranças em escala, incentivando o diálogo aberto em todos os níveis. 
  2. Desenvolver lideranças a partir de experiências emocionais e inspiracionais, que sejam imersivas e permaneçam na memória por mais tempo. 
  3. Construir mecanismos que tornem o desenvolvimento parte do trabalho diário dos líderes. 


Gostou das dicas? Confira mais ideias aqui!

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco