Impactos da covid-19 no mundo do trabalho

Estamos vivendo em uma pandemia desde o dia 11 de março. Para controlar a propagação do vírus, muitos colaboradores estão trabalhando de suas casas, atuando no regime de home office. Em meio a esse cenário, novos desafios surgiram, envolvendo inclusive as relações contratuais.

 

Faltas ou atrasos, descumprimento de obrigações, escassez de insumos para produção ou prestação de serviços, impossibilidade de entregas e términos antecipados de contrato são algumas situações que vêm ocorrendo neste cenário. Como proceder a esses casos? Explicamos 5 alternativas:

 

  1. Gestão dos contratos: avalie os principais contratos do seu negócio e analise as consequências de inadimplência: é possível prorrogar prazos e renegociar dívidas? 
  2. Identifique obrigações contratuais futuras: se alguma obrigação não puder ser cumprida, notifique a outra parte e informe quais medidas serão adotadas. A boa comunicação é essencial para evitar conflitos. 
  3. Cuidado com novos contratos: sempre averigue os prazos e obrigações, verificando se poderão ser cumpridos. 
  4. Avalie os riscos de cada contrato e verifique as melhores soluções.
  5. Negocie com fornecedores, prestadores de serviço e clientes caso seja necessário.

 

Se você ficou na dúvida sobre os “eventos de força maior”, pense na pandemia: são externos à vontade das pessoas e impedem o cumprimento de obrigações, cujos efeitos não podem ser previstos. Nessa situação, inexiste culpa pelo descumprimento das obrigações; o inadimplente não é responsabilizado, exceto por situações previstas em lei. O melhor é investir no diálogo e em soluções viáveis a ambas as partes. O acordo é sempre o caminho ideal.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco