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Boas gestões são essenciais para motivar e engajar os colaboradores. Já estamos tratando desse assunto há algum tempo e, agora, chegou a hora de falarmos sobre a cultura de lideranças.
Muitas organizações elaboram estratégias para identificar e preparar seus líderes para que elas sejam capazes de assumir equipes com eficiência. Compreender que existem diferentes tipos de liderança ajuda na hora de definir esses papéis, pois é um fator que influencia até mesmo no futuro dos empreendedores. Por isos, listamos os 8 tipos principais!
1. Autoritário: conhecido como chefe. Costuma ser centralizador e individualista, com pouca flexibilidade. Prefere manter distanciamento da equipe, o que dificulta a criação de uma relação de confiança com os funcionários. Foca em resultados através de uma gestão que não envolve os colaboradores. É considerado um perfil ultrapassado e ineficiente.
2. Especialista ou técnico: líder que conquistou oportunidades por seu conhecimento técnico e especializado, colaborando para a solução de problemas e a melhora das operações. Porém, pode enfrentar problemas por não ter desenvolvido importantes competências comportamentais, como o equilíbrio emocional e o poder de negociação. Neste caso, deve aprender a balancear as habilidades.
3. Liberal: liderança baseada na maturidade das equipes. Não existe uma supervisão constante. Esse líder abre espaço para a inovação e o pensamento crítico. O gestor deve conhecer profundamente cada membro do time, caso contrário, corre risco de ser negligente.
4. Democrático: incentiva a participação ativa das pessoas, inclusive em processos de tomada de decisão. A gestão é colaborativa, mas exige organização de alguns papéis para que haja um senso mínimo de ordem e disciplina. Os líderes com essas características tendem a engajar mais os colaboradores.
5. Carismático: a postura é sempre positiva, otimista e com muito entusiasmo. Esse tipo de líder age com imparcialidade e ética, destacando-se pelo incentivo à equipe e pela capacidade de conquistar e fidelizar outras pessoas.
6. Meritocrático: fundamenta sua gestão na meritocracia, avaliando atentamente a performance das equipes por meio de metas e indicadores. Os colaboradores com melhor desempenho ganham destaque e reconhecimento. Os profissionais mais alinhados e competentes são privilegiados.
7. Motivador: engaja a equipe aos objetivos da empresa, integrando e contagiando a todos. O foco é o desenvolvimento dos colaboradores para conquistar metas. É um grande comunicador, com uma gestão que se destaca na hora de resolver tensões e conflitos.
8. Coach: perfil mais completo e eficiente, já que alia liderança e conceitos de coaching. Líder com competências comportamentais importantes, como maturidade e autoconhecimento. Os objetivos são bem definidos, e as ações têm propósitos firmes. É capaz de liderar conflitos e pressões do cotidiano, sabendo explorar as potencialidades de cada indivíduo.
Independente de qual for o perfil do líder, temos algumas dicas essenciais para que ele tenha sucesso: seja transparente e honesto, incentive em vez de comandar, lidere pelo exemplo e dê feedback sempre que possível. Praticar essas condutas ajuda muito na hora de conquistar os objetivos!