Como ajudar os colaboradores em meio às incertezas?

Estamos vivendo em meio às incertezas, que foram acentuadas com a pandemia de Covid-19. Os riscos de contaminação e o isolamento social podem estar intensificando o estresse na população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

Pensando nisso, a empresa DOT digital group elaborou um guia para cuidar da saúde mental de seus mais de 250 colaboradores. A maior parte já está trabalhando em home office há pelo menos dois meses. O objetivo do documento é trazer positividade neste momento através do estímulo da empatia e compaixão, focando no autocuidado e em feedbacks positivos. Com auxílio da ferramenta Termômetro de Crise, criada pela startup Pulses, o grupo identificou que o nível de ansiedade dos funcionários está alto, chegando ao nível 4 em uma escala de 1 a 5. Os principais motivos que explicam isso são as preocupações associadas à saúde dos familiares e a falta de perspectivas para retornar à normalidade.

 

Manter uma comunicação transparente, fortalecer a cultura organizacional, apoiar lideranças e estabelecer uma relação de proximidade são ações essenciais nesse período. É importante adaptar as rotinas da empresa no ambiente virtual: se antes havia aulas de alongamento laboral, por exemplo, indicamos que isso continue acontecendo de forma remota. Crie alternativas capazes de proporcionar a socialização à distância. 

 

Essas ações têm efeitos positivos: quando questionados sobre as medidas adotadas pela DOT para enfrentar a pandemia, os colaboradores avaliaram com a nota máxima. No contexto de isolamento, escutar sua equipe é uma forma de acolher e demonstrar preocupação, criando conexões. As pessoas importam e isso deve ser reforçado pelos gestores. Quando o colaborador sente que está sendo ouvido, a ansiedade diminui, abrindo espaço para a criatividade. 

 

Algumas dicas que podem ajudar seus colaboradores consistem em evitar o excesso de informações, estabelecer uma rotina diária, reconhecer as emoções e tentar conversar com alguém sobre os anseios. Transmita a mensagem da importância de cuidar d si e do próximo. Yoga e meditação são ótimas alternativas para aliviar esse sintoma. Priorizar o descanso e controlar a respiração também devem fazer parte do dia a dia, ajudando a controlar emoções e os circuitos cerebrais. 

 

Manter hábitos saudáveis, como cuidar do corpo e alimentar-se bem, são essenciais no autocuidado. Além disso, lembre seus funcionários que os pensamentos devem ser vigiados: as catástrofes normalmente são antecipadas e muitas vezes não se realizam. Enfatize a conexão com a espiritualidade e com o que traz esperança! 

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco