Home Office, uma tendência que vai durar?

Com a rápida propagação do novo coronavírus, muitas empresas tiveram de adaptar suas rotinas para garantir mais segurança à saúde de seus colaboradores. Porém, o home office nem sempre é de fácil adaptação para todos. Por isso, temos algumas dicas do Boston Consulting Group que ajudam a otimizar o trabalho em casa aos gestores e funcionários. Confira!

1. Explique suas expectativas
Esclareça o que você espera da equipe durante esse período. Estabeleça uma rotina que seja produtiva e ofereça todas as ferramentas necessárias para organizar o planejamento de forma adequada. Assim, você prioriza a criatividade e a produtividade na entrega, pois é fundamental que os colaboradores consigam se comunicar com facilidade.

2. Defina o horário de trabalho
Informe aos funcionários o que cada um deve cumprir, organizando os intervalos de almoço. Além disso, alinhe as expectativas sobre tempo de resposta. Se você marcar reuniões remotas, avise qual será a tecnologia utilizada e o horário.


3. Ajude os funcionários com a nova rotina
Funcionários que não estão habituados a trabalhar em casa podem ter dificuldades. Por isso, ajude-os com a nova rotina. O profissional deve acordar, levantar e se preparar como se fosse ao local de trabalho. Depois, determinar um lugar para executar suas tarefas que não seja o quarto ou o sofá. Além disso, deve ser um ambiente mais isolado dos demais membros da família. É importante, também, reservar horário de pausas.

4. Mostre proximidade com a equipe
Mantenha as conversas diariamente, seja por mensagem, telefone ou vídeo. Dê feedbacks, elogie ou faça críticas construtivas. Mostre proximidade.

5. Reuniões por videoconferência devem valer a pena
As reuniões por videoconferência devem ser eficazes. São importantes para que se veja as expressões e a linguagem corporal, além de exigirem maior concentração. Permita que, durante a reunião, a equipe possa compartilhar fatos divertidos, mesmo que sejam situações pessoais. Lembre: duas horas é o limite.

6. Invista em ferramentas que facilitam
Use o Trello, Slack, Asana e demais ferramentas que simplificam o home office.

7. Ofereça infraestrutura
Para ter sucesso, não se esqueça de oferecer infraestrutura aos funcionários. Auxilie na instalação das plataformas, libere acesso e teste as ferramentas de colaboração digital. Além disso, elabore normas para a equipe durante o trabalho remoto, oferecendo internet de alta velocidade. Inicie ou atualize pastas compartilhadas e configure todas as ferramentas!

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco