Motive os funcionários de sua equipe para largar o cigarro!

As pessoas estão mais conscientes dos riscos de fumar. Porém, um tema que pouco se debate em ambientes corporativos é o ato de fumar em locais de trabalho. Na legislação, é proibido o uso de cigarro em espaços coletivos, privados ou públicos, exceto em área destinada exclusivamente para isso. As empresas devem, além disso, motivar e promover ações que conscientizem a equipe sobre os efeitos nocivos do tabagismo.

Quando uma pessoa fuma, afeta todas as pessoas ao redor. Diversos órgãos de proteção ao trabalhador estão, nesse sentido, elaborando estratégias que mostrem as consequências do fumo no ambiente de trabalho, ressaltando a importância de se manter a dignidade. O empregador é responsável por definir, aos fumantes, locais reservados, arejados e preferencialmente distantes de áreas públicas de trabalho, respeitando quem não é fumante. É importante analisar todo o conjunto de funcionários, a fim de que se preserve o bem-estar de cada um.
Especialistas apontam que empregados fumantes rendem, teoricamente, 20% a menos do que os não fumantes, já que precisam se ausentar do trabalho durante um quinto de sua jornada diária. Vamos pensar o quanto isso pode custar: imagine um funcionário com salário de 3 mil reais por mês. Somado ao salário, encontram-se os benefícios e encargos legais. A remuneração, assim, chega até 5.400 reais por mês. Se está ausente quase 20% do tempo para fumar, o vício custa em torno de 1.800 reais mensais, o que equivale à quantia de mais de 12 mil reais por ano. Caso a empresa tenha mais de 20 funcionários fumantes, o custo anual desses empregados atinge mais de 250 mil reais.
Em uma seleção atual de trabalho, os gestores têm levado essa questão como um fator até mesmo decisivo. Deve-se questionar até que ponto vale a pena o vício. A saúde do trabalhador é fundamental, pois só há produtividade se a qualidade de vida é boa. Prevenção é a palavra durante esse processo.

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