O que define um bom líder?

Em uma época marcada pela evolução tecnológica, ser um líder inspirador não é mais a mesma coisa do que há 10 anos: a realidade exige a formação de novas lideranças. As competências evoluíram e devem se adequar ao mundo volátil, acelerado, complexo e incerto. A falta de líderes nas empresas é um fato, que ficou comprovado no evento organizado pelo Experience Club.

Aproximadamente 150 CEOs se reuniram e 76% dos participantes de uma enquete afirmaram não ter nenhuma liderança para executar estratégias nesse novo ciclo. Somente 24% afirmaram dispor de líderes no nível de que precisam.

Diante desse cenário, é importante pensar no que fazer. Uma alternativa é aprender com a liderança de algumas pessoas, que se destacam pela prática de cinco hábitos. Primeiro, determinam qual o propósito comum, oferecendo à equipe um significado. Acreditam, assim, que o desempenho é melhor quando há identificação com o propósito visado. Formam, também, outros líderes, influenciando no desenvolvimento de indivíduos capazes de assumirem papel de liderança. É importante cuidar do todo, atuando para fazer a diferença, liderando clientes, parceiros, comunidades, colegas e acionistas.

O líder sempre faz mais do que o combinado. Não é suficiente cumprir as metas, pois precisam ir além disso, garantindo o presente enquanto constroem o futuro. Inspiram pelos valores que adotam, construindo um mapa de atitudes que enfatizam a ética, a integridade, a humildade, a inovação, o respeito e a transparência. Educam por meio do exemplo e da coerência do que afirmam e fazem. Lideram a si mesmos antes de lidar os outros. Investir nessa conduta é fundamental para formar bons líderes.

Quais desses hábitos você já pratica? Faça esse questionamento e comece a cultivar aqueles que ainda não fazem parte do seu dia a dia.

 

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco