8 passos para melhorar a confiança de sua equipe segundo a neuorociência

Ganhar a confiança de alguém não é fácil. Paul J. Zak, professor de economia, psicologia e gestão na Claremont Graduate University, tenta explicar como isso é possível. Há dez anos, mede a atividade do cérebro de profissionais do mercado de trabalho para compreender de que forma a cultura das empresas influencia no desempenho dos funcionários.

Segundo Paul, existem sinais neurológicos que demonstram quando nós devemos confiar em uma pessoa. A partir de diversos experimentos, identificou que os níveis de oxitocina produzidos indicam o quão confiável se é. Quando se recebe uma quantidade sintética de oxitocina (como spray nasal), a confiança aumenta. Os pesquisadores estudaram, ao longo dos anos, o que inibia ou liberava a oxitocina. Perceberam oito fatores que, indiretamente, proporcionam mais confiança no ambiente de trabalho. Listamos cada um abaixo!
1- Valorize o trabalho de sua equipe
Conforme divulgado pelos pesquisadores, reconhecer tem um grande efeito na confiança, principalmente se ocorre após a conquista de algum objetivo ou meta. Elogios devem partir de colegas e dos chefes, de preferência inesperadamente e em público.
2- Desafios estimulam
Atribuir tarefas desafiadoras – mas totalmente capazes de serem realizadas, com funções concretas estabelecidas– pode ser estressante. Contudo, há benefícios interessantes: em situações que exigem esforço redobrado, há a liberação de substâncias como a oxitocina e a adrenocorticotropina, que tornam o profissional mais focado e aprimoram as conexões sociais. Zak afirma que, quando integrantes da equipe precisam trabalhar em conjunto para atingir uma meta em comum, a atividade do cérebro direciona para comportamentos mais eficientes.
3.-Confiança gera confiança
Dê liberdade para que seus funcionários sintam que podem confiar em você. Um estudo realizado pelo Citbank e Linkedin, em 2014, apontou que quase metade dos funcionários abririam mão de aumentar 20% o salário caso tivessem a opção de ter mais controle sobre a forma como trabalham.
4-Liberdade de escolha é fundamental
Deixe os funcionários escolherem seus próprios projetos, pois dessa forma executam a tarefa com prazer e ampliam seus esforços.
5- Seja transparente
Poucas empresas são, de fato, transparentes com sua equipe. Não deixam explícitos seus objetivos e as estratégias definidas para concretizá-los. As incertezas causam estresse e inibem a liberação de oxitocina. Rever esse quadro é essencial, através de uma visão que seja compartilhada por todo o time e com informações possíveis de serem acessadas a qualquer momento.
6- Pergunte além do trabalho
Paul Zak pontua que gestores bem avaliados se interessam em saber como seus funcionários se sentem fora do trabalho. Isso contribui para criar a ideia de que o gestor realmente se importa com a equipe. Almoços e atividades que não são diretamente ligadas ao trabalho são outras formas de intensificar a confiança;
7- Oportunize o crescimento no trabalho
Empresas que investem em seus funcionários veem os índices de confiança crescerem, ajudando-os a conquistar suas metas pessoais e profissionais. A comunicação consistente é necessária para garantir que isso aconteça.
8- Mostre vulnerabilidade
Ao pedir auxílio na realização de alguma tarefa ou tomada de decisão, os líderes estimulam a produção de oxitocina nos outros. Consequentemente, aumentam a cooperação geral e os índices de confiança.
Coloque essas ideias em prática e veja os resultados em sua equipe!

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