O consumo de cereais integrais para uma vida saudável

Os benefícios proporcionados pelo consumo frequente de cereais integrais são inúmeros, pois vão desde o bom funcionamento do intestino até a prevenção de doenças crônicas.

A ingestão regular dos cereais integrais pode ajudar no combate ao diabetes, à hipertensão, doenças vasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. Eles são repletos de nutrientes, são fontes de vitaminas, fibras, antioxidantes e sais minerais. O bom funcionamento do intestino pode ser conseguido através do consumo regular de cereais integrais por serem ricos em fibras.

 

Além disso, como as fibras são digeridas mais lentamente, dando a sensação de saciedade por mais tempo, podem colaborar com a redução de peso, prevenindo a obesidade.

Mas, como tudo, é preciso não exagerar no consumo para evitar ganho de peso, pois apesar de todos os benefícios, os cereais integrais são bastante calóricos. O seu consumo deve ser associado à ingestão diária de, pelo menos, 1,5 a 2 litros de água.

Dentre as suas qualidades, os cereais integrais combatem o colesterol e triglicerídeos altos, ajudando a prevenir as doenças do coração.

Na função de antioxidantes, os cereais integrais contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce. 

Portanto, prefira o arroz integral ao arroz branco, não se esquecendo de comer feijão diariamente. Inclua a farinha de linhaça ou a granola junto com o consumo de iogurtes.

A farinha de aveia é outro cereal que pode ser consumido de várias formas, seja no mingau, numa sopa de legumes ou também no iogurte.

Abandone a farinha de trigo branca e use a integral quando for fazer bolos, tortas ou pães. 

Seguindo estas dicas básicas, você terá uma vida mais saudável.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco