Estudos sugerem que gorduras podem fazer bem à saúde

Contrariando o que médicos e sociedade em geral pensam, estudos recentes sugerem que determinados tipos de gorduras podem ser benéficos à saúde, seja para quem deseja emagrecer ou evitar problemas cardíacos. Se antes, o pensamento era de que as gorduras saturadas formavam coágulos nas artérias e engordavam, novas evidências demonstram que o consumo delas pode fazer bem ao coração e ajudar na perda de peso.

Um destes estudos recentes causou certa polêmica. Liderado pela British Heart Foundation, pesquisadores das universidades de Oxford, Cambridge e Harvard – entre outras – examinaram a conexão entre o consumo de gordura saturada e de doenças cardíacas. O estudo analisou quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas e não localizou evidências concretas de que comer gorduras saturadas implicava em maior risco de problemas cardíacos.

Além do mais, ao analisarem os testes sanguíneos, os pesquisadores notaram que altos níveis de gorduras saturadas estão relacionados com menor risco de doenças coronárias. Um fator válido, em especial, ao tipo de gordura saturada encontrado no leite e outros laticínios, conhecido como “ácido margárico”. Esse estudo gerou desconfiança em muitos especialistas devido ao temor de que os resultados confundam as pessoas.

No caso, especialistas temem que o estudo passe a mensagem errada, como “tudo bem consumir muito mais gorduras saturadas”, e não “tudo bem consumir mais de algumas outras formas de gordura”. A preocupação tem ligação ainda com o aumento no consumo de alimentos gordurosos, como bolos e salgados que contêm altos índices de açúcar, caloria e gordura. São esses os alimentos responsáveis pelo aumento no número de casos de obesidade.

O estudo, sobretudo, não autoriza as pessoas a adotar uma alimentação muito gordurosa. Mas, segundo especialistas, algumas comidas que contêm gorduras saturadas parecem reduzir as doenças cardíacas. Por exemplo, o consumo de oleaginosas (amêndoa, castanha de caju e nozes) algumas vezes por semana reduz o risco de problemas no coração, embora ofereçam gorduras saturadas e insaturadas. Os resultados do estudo mostraram que as evidências são menos fortes em relação a laticínios.

Gorduras fazem mal a saúde porque engordam?

Outro estudo, divulgado pelo Scandinavian Journal of Primary Health Care, diz que não é correto dizer que as gorduras são ruins porque engordam. Intitulado de “Alto consumo de gordura de laticínios ligado a menos obesidade”, o estudo analisou 1.589 suecos por 12 anos.

Divididos, os participantes que seguiram a dieta baixa em gorduras (sem cremes, leite desnatado e manteiga) tinham mais tendência a ganhar excesso de peso na região abdominal do que o outro grupo que continuou a consumir creme de leite, leite A e manteiga.

Para os pesquisadores, isso se deve ao fato de que o consumo de gordura faz com que a pessoa se sacie rapidamente. Por isso, quando a gordura é cortada da dieta, a pessoa substitui as calorias com outros alimentos. Geralmente, em forma de carboidratos (pão branco e massas).

Não está liberado comer frituras, por exemplo. Pois, embora o coração não seja prejudicado com o consumo de gorduras, a alta ingestão de calorias pode afetá-lo. Consuma iogurte grego (foto), leite semidesnatado, manteiga, castanhas, nozes, peixes e vegetais. Evite alimentos processados.

Please publish modules in offcanvas position.

Fale Conosco